O enart

Na década de 70, o MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização. empenhava-se em combater o alto nível de analfabetismo no país. No Rio Grande do Sul, além de alfabetizar, também almejava divulgar a cultura como forma de elevar a auto-estima da população e oportunizar o surgimento de novos valores artísticos.

O professor e advogado Praxedes da Silva Machado, responsável cultural pelo Mobral, buscou a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho e, com a participação do IGTF Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, criaram o Festival Estadual de Arte Popular e Folclore, que se popularizou como Festival Estadual do Mobral. O evento foi idealizado para ser itinerante, isto é, cada ano em uma cidade diferente.

A primeira edição deste festival foi no ano de 1977, cuja fase final foi realizada na cidade de Bento Gonçalves. A 2a em 1978 - Porto Alegre, a 3a em 1979 -Lajeado, a 4a em 1980 - Cachoeira do Sul, a 5a em 1981 - Lagoa Vermelha, a 6a em 1982 - Canguçu, a 7a em 1983 - Soledade e a 8a em 1984 - Farroupilha. Em 1985, a 9a edição seria em Rio Pardo. Como as autoridades do município desistiram, Farroupilha passou a sediar novamente. Decidiu-se, então, não mais alternar o local, uma vez que Farroupilha se propunha em continuar realizando anualmente a final.

A partir de 1986, o evento passa a ser promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Farroupilha e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore -IGTF, passando a ser denominado FEGART - Festival Gaúcho de Arte e Tradição. Sua realização acontecia sempre no último final de semana de outubro, permanecendo em Farroupilha da 1ª à 11ª edições, portanto, ate o ano de 1996.

Tendo em vista o crescimento do festival e das necessidades estruturais e financeiras para sua realização e a manifestação da Prefeitura de Farroupilha de não mais sediar o evento, em 1997, a 12a edição, foi transferida para Santa Cruz do Sul. O evento passou a ser realizado no segundo final de semana de novembro de cada ano.

Por questões que envolveram o nome do festival, reivindicado pela Prefeitura de Farroupilha, houve a necessidade de mudança, no ano de 1999, passando a denominar-se ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha. No ano de 2012 será realizada a 27ª edição e 36ª edição desde o festival originário.

 

6ª Região Tradicionalista

A etapa inter-regional será realizada em 4 (quatro) eliminatórias organizadas da seguinte forma:

a) 1ª RT, 12ª RT, 15ªRT, 22ª RT, 23ª RT, 27ª RT, 30ª RT;

b) 3ª RT, 4ª RT, 10ªRT, 13ª RT, 17ª RT, 20ª RT,28ªRT;

c) 2ª RT, 5ªRT, 6ª RT, 16ª RT, 18ª RT, 21ª RT, 24ªRT, 26ªRT;

d) 7ª RT, 8ª RT, 9ª RT, 11ª RT, 14ª RT, 19ª RT, 25ªRT, 29ªRT

 

Nós fizemos parte da letra C – sexta região

2RT – São Jerônimo - Barão do Triunfo – Arroio dos Ratos- Charqueadas – Butiá – Minas do Leão.

5RT – Candelária – Cachoeira do Sul – Santa Cruz do Sul – Vera Cruz – Pântano Grande –Encruzilhada do Sul –Rio Pardo –Amaral Ferrador – Sinimbu

6RT – Santa vitoria do Palmar – Chuí – Rio Grande – São Jose do Norte

16RT – Camaquã – Dom Feliciano – Cristal – Tapes – São Lourenço do Sul

18RT- Bagé – São Gabriel – Santana do Livramento - Santa Margarida do Sul – Rosário do Sul – Candiota – Caçapava do Sul – Dom Pedrito – Santa Margarida – Santana da Boa Vista –

21TR- Pinheiro Machado – Canguçu – Arroio Grande – Piratini- Jaguarão - Cerrito – Herval

24RT- Progresso – Encantado – Venâncio Aires – Lajeado – Santa Clara do Sul – Bom retiro do Sul – Marques do Souza – Capitão – Boqueirão do Leão – Estrela – Teutônia –Forquetina – Cruzeiro do Sul – Muçum – Roca Sales –

26RT – Morro Redondo – Capão do Leão - Pelotas

Programação

Inter Regional de Santa Vitoria do Palmar – 01 e 02 de setembro de 2012.

Regiões que compõem: 2ª, 5ª, 6ª, 16ª, 18ª, 21ª, 24ª e 26ª.

 

01 de setembro (sábado)

09:00 horas

Palco Sede Social – Danças Tradicionais Força B ( 10 Grupos )

Palco Galpão da Sul Leite – Final Gaita Piano e Violão

Palco Galpão de Exposição – Eliminatória Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino

Palco Sede dos Crioulos – Eliminatória Declamação Masculino e Feminino

Palco Pavilhão de Remates – Eliminatória de Danças Gaúcha de Salão

11:00 horas

Abertura Oficial

14:00 horas

Palco Sede Social – Danças Tradicionais Força B ( 10 Grupos )

Palco Pista de Julgamento – Final Chula

Palco Praça de Alimentação – Final Causo

 

02 de setembro (domingo)

10:00 horas

Palco Sede Social – Danças Tradicionais Força A ( 5 Grupos )

Palco Galpão de Exposição – Final Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino

Palco Sede dos Crioulos – Final Declamação Masculino e Feminino

Palco Pavilhão de Remates – Final de Danças Gaúcha de Salão

14:00 horas

Palco Sede Social – Danças Tradicionais Força A ( 6 Grupos )

 

Obs: As Finais dos concursos individuais ocorrerão condicionados a apresentação do número mínimo de concorrentes, conforme previsto no regulamento de cada concurso.